Mercado: Cherokee volta renovado


O Jeep® Cherokee volta ao mercado brasileiro completamente renovado, em sua quinta geração. O modelo, que está chegando às 43 concessionárias do Chrysler Group do Brasil este mês.. "O Jeep Cherokee exibe um estilo novo, câmbio automático de nove marchas, motor avançado, alta capacidade off-road com dois inovadores sistemas 4x4, mais de 60 itens de segurança e muitos recursos de tecnologia", disse Mike Manley, presidente e CEO mundial da marca Jeep.

Segundo modelo da Jeep no Brasil a ser reformulado em 2014, depois do topo de linha Grand Cherokee, o novo Jeep Cherokee já está disponível na versão Limited. No final do ano, passarão a vir também as configurações Longitude de entrada e Trailhawk, mais voltada para o uso off-road, tanto no visual quanto nas especificações técnicas. Os preços sugeridos são: R$ 159.900 Longitude, R$ 174.900 Limited e R$ 189.900 Trailhawk. O modelo é produzido nos Estados Unidos, na histórica e recentemente modernizada fábrica da Jeep em Toledo, Ohio.

O novo Jeep Cherokee estreia um estilo inédito para a marca, pensado para o futuro e com apelo global.  O primeiro elemento-chave no Jeep Cherokee é o capô com efeito cascata, com a tradicional grade de sete aberturas destacando uma dobra horizontal, resgatada de vários clássicos da Jeep, como o Wrangler de 1987 a 1995 código YJ.

Outro destaque na dianteira é o conjunto ótico, dividido em três partes, onde se sobressaem as afiladas luzes diurnas de LEDs na posição superior, que parecem ser os faróis principais, de duplo xenônio nas versões Limited e Trailhawk. Estes, na verdade, são as luzes centrais. As inferiores são os faróis de neblina. Também são de LEDs as lanternas de trás.

A versão Trailhawk, por sua vez, aumenta o apelo de robustez, fazendo jus ao maior potencial fora de estrada, garantido pelo emblema Trail Rated, até então inédito no Brasil. Esse selo é aplicado apenas à configuração mais preparada para a prática do off-road dentro da linha de determinado modelo. Os para-choques são mais agressivos para melhorar os ângulos de entrada e saída, há detalhes em vermelho, como os ganchos de reboque, e outros que na versão Limited são cromados ou prateados, na Trailhawk são pintados de preto.

O novo Jeep Cherokee conta com  o primeiro câmbio automático de nove marchas do Grupo Chrysler, que colabora para fazer da condução mais suave possível, em qualquer condição. Essa caixa 948TE, da ZF, equipa todas as versões do novo SUV, proporcionando acelerações fortes e entrega progressiva da força, com trocas de marchas quase imperceptíveis. Naturalmente, ela ajuda muito a reduzir o consumo de combustível.

A transmissão consegue tirar o melhor rendimento possível de outra novidade no Grupo Chrysler, o motor Pentastar V6 de 3,2 litros. Primeira variação do consagrado Pentastar V6 3.6, ele entrega 271 cv de potência e 32,2 kgfm de torque. Tudo isso com baixíssimos níveis de ruído, vibração e aspereza, e ainda com a capacidade de rebocar 2.041 kg, quando equipado com o kit específico de engate da Mopar.

Equipando as versões Longitude e Limited do novo Jeep Cherokee, o sistema Jeep Active Drive I tem unidade de transferência de força totalmente automática, fazendo a tração se tornar integral sempre que necessário em situações de falta de aderência. No asfalto, ela ajuda a corrigir o subesterço e o sobre-esterço, por exemplo. Fora dele, o sistema faz o SUV superar terrenos variados, sempre com mais segurança.

Na configuração Trailhawk, o sistema utilizado é o Jeep Active Drive Lock. Ainda mais avançado, ele adiciona bloqueio de diferencial traseiro e reduzida. Outros recursos exclusivos também voltados para a prática do fora-de-estrada mais exigente são o controle de descida HDC e o controle de velocidade off-road, que opera no plano e em subidas. Com esses equipamentos, que formam o Selec-Speed Control, o Jeep Cherokee administra automaticamente a velocidade em níveis baixíssimos e seguros, para ultrapassar pedras, descer e subir grandes obstáculos e percorrer pisos de baixa aderência, deixando o motorista responsável apenas por controlar a direção.

Em ambos os sistemas de tração 4x4, o renomado controle de tração Selec-Terrain se faz presente. No Active Drive I, o botão seletor tem os modos Auto, Snow neve, Sport e Sand/Mud areia/lama, proporcionando o melhor controle possível nessas situações de terreno e condução. O Selec-Terrain atua eletronicamente em 12 sistemas, incluindo motor, câmbio, freios, controle de estabilidade ESC, entre outros. Com a tração Active Drive Lock, do Jeep Cherokee Trailhawk, o Selec-Terrain tem ainda a opção Rock pedra.

da Redação | 17/09/2014

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