Salão de Genebra: VW apresenta Arteon




A Volkswagen está ampliando sua gama de modelos com a estreia de um gran-turismo de vanguarda: o novo Arteon. Posicionado acima do Passat, o carro premium Arteon está sendo apresentado pela primeira vez para uma audiência global no Salão Internacional de Genebra de 9 a 19 de março. Para Klaus Bischoff, Designer Chefe da marca Volkswagen, "o Arteon combina os elementos de design de um carro esporte com a elegância e o espaço de um fastback. Um gran-turismo de vanguarda business class, que fala ao mesmo tempo ao coração e à cabeça."
 
O novo Arteon é baseado na Plataforma Modular Transversal Modular Transverse Matrix - MQB da Volkswagen. Isso quer dizer que, nesses carros, os motores são montados transversalmente na dianteira. Essa configuração cria espaço naturalmente. Uma grande distância de 2.841 milímetros separa os dois eixos do carro. Coerentemente, os balanços do modelo fastback com 4.862 mm de comprimento são curtos e concisos. O Arteon tem 1.871 mm de largura e 1.427 mm de altura. Essas relações dimensionais criaram proporções verdadeiramente dinâmicas - um ponto de partida visual para os designers da Volkswagen.
 
O Arteon assume seu lugar na linha de modelos da Volkswagen acima do Passat, em todas as várias versões do Passat vendidas ao redor do mundo. Um nível acima do Arteon fica posicionado o Phideon, que foi desenvolvido especialmente para a China. O carro será lançado no mercado alemão na metade de junho, com pedidos adiantados sendo aceitos nos primeiros países europeus imediatamente após a apresentação mundial do Arteon em Genebra.
 
O Arteon está reinterpretando o conceito "gran-turismo" com sua combinação de design de vanguarda, carisma esportivo, grande flexibilidade e espaço generoso. Há excelente espaço para as pernas na traseira e capacidade de 563 a 1.557 litros para bagagem. Do lado técnico, o novo Volkswagen impressiona com a disponibilidade de seis motores altamente eficientes com potências entre 150 cv 110 kW a 280 cv 206 kW, tração dianteira ou integral e mostradores e controles digitalizados. Outros conteúdos incluem o Active Info Display instrumentos totalmente digitais e programáveis, head-up display com dados projetados à altura dos olhos do motorista e novo sistema de informação e entretenimento Discover Pro, com tela de vidro de 9,2 polegadas e controle por gestos.
 
Os sistemas inovadores de assistência ao motorista e conveniência do Arteon complementam seu conceito de vanguarda. Três de suas novas tecnologias demonstram isso. A última geração do Controle de Cruzeiro Adaptativo Adaptive Cruise Control - ACC agora leva em conta dados como os limites de velocidade da via e informações do caminho e ajusta a velocidade do veículo de acordo com eles. Graças ao sistema de navegação por GPS e aos dados da estrada, as novas luzes dinâmicas de curvas com controle preditivo do facho antecipam quando uma curva fechada se aproxima e a iluminam antes mesmo do motorista virar o volante. A segunda geração do Assistente de Emergência Emergency Assist oferece mais segurança: caso o motorista fique incapacitado por problemas de saúde, o sistema não apenas reduz a velocidade do carro dentro de certos limites como também o leva para a faixa de rolamento mais lenta, desde que o tráfego permita.
 
Apesar de seu conceito progressista, o Arteon é um carro disponível a um preço atraente. Juntamente com a versão básica de alta qualidade, o gran-turismo também será oferecido em duas linhas de equipamento exclusivas: "Elegance" e "R-Line". O nome diz tudo. A configuração standard do Arteon Elegance é voltada primordialmente para o equipamento e estilo da classe premium. Enquanto isso, o Arteon R-Line coloca a esportividade ainda mais ao centro da configuração do veículo - como é típico de todos os modelos Volkswagen R-Line. Com base nas diferentes orientações dessas três linhas de equipamento, o modelo fastback pode ser amplamente personalizado. A gama de equipamentos opcionais inclui itens como um teto solar panorâmico deslizável e inclinável, ar-condicionado automático com três zonas Air Care Climatronic incluindo sensor de qualidade do ar e filtro alergênico, assentos dianteiros com massagem, volante aquecido e interior em couro napa com dois tons.
 
O novo Arteon está sendo lançado com uma gama de seis motores com injeção direta de combustível e turboalimentados. Todos de quatro cilindros. Os primeiros dois níveis dos motores a gasolina TSI e a diesel TDI são idênticos, com 150 cv 110 kW e 190 cv 140 kW. O TSI mais potente entrega 280 cv 206 kW, enquanto o TDI mais potente gera 240 cv 176 kW. O motor básico a gasolina, o 1.5 TSI Evo, é um projeto novo e, graças a equipamentos como o Gerenciamento Ativo dos Cilindros Active Cylinder Management - ACT, é excepcionalmente eficiente.
 
Todos os motores podem ser combinados a uma caixa de câmbio automática com dupla embreagem DSG, com exceção do TSI com 150 cv, disponível na Alemanha apenas com câmbio manual. Para os motores TSI, a caixa DSG é equipamento de série para os motores com 190 cv ou mais. No caso dos TDI, a caixa DSG é equipamento de série na versão de 240 cv. Os motores TSI e TDI mais potentes também trazem de série a tração integral permanente 4MOTION, que é opcional com o TDI de 190 cv. Todas as outras versões têm tração dianteira.

da Redação | 15/03/2017

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento