Segurança: Audiência discute violência no trânsito em Cuiabá



Em alusão ao movimento Maio Amarelo, que neste ano tem o tema "Minha escolha faz a diferença", a Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta segunda-feira 15, às 9 horas, uma audiência pública para discutir alternativas de melhorias na mobilidade urbana.


Os acidentes de trânsito tem sido um dos maiores problemas de saúde do país, os custos são da ordem de 60 bilhões de reais por ano. O Observatório Nacional de Segurança Viária aponta o Brasil como o quarto do Mundo com maior índice de acidentes de trânsito. Hoje  o país registra uma morte a cada 12 minutos.  Já na Grande Cuiabá, no primeiro trimestre deste ano, houve uma queda de 35% no número de mortes, de acordo com estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Foram 24 vítimas neste ano contra 37 em 2016. Também no Estado, houve uma redução, de 93 mortes em 2016 para 60 nesse ano.  Apesar da queda, Mato Grosso está entre os três estados brasileiros com maior índice de mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes, com 37,4 mortes. O Estado só perde para Tocantins e Piauí, conforme apontou o relatório "Retrato da Segurança Viária".


O encontro será uma oportunidade para algumas reflexões e questionamentos sobre o comportamento da população no trânsito. Também serão abordadas as condições da malha viária existente no município..

Estão confirmadas as presenças das principais autoridades ligadas ao setor de trânsito da Capital Mato-grossense entre elas, o Juiz de Direito Mário Kono de Oliveira do JECRIM -  Juizado Especial Criminal Unificado; a promotora do Ministério Público Estadual Márcia Furlan, da 17ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá; o Major da Policia Militar Rafael Dias Guimarães que é coordenador  Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública; vai contar ainda com a presença do delegado da Polícia Civil Christian Cabral,  titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito Deletran; da Tenente Coronel  Francyane Siqueira Chaves, comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário de MT, o secretário Municipal de Mobilidade Urbana Antenor Figueiredo. A audiência terá também o relato de familiares vítimas dessa violência de trânsito, que será representado pelo presidente da associação, Heitor Reyes, e contará ainda com o professor da UFMT Luiz Miguel Miranda, que é especialista em engenharia de trânsito, e ainda a sociedade. Além dessas autoridades e estudiosos de trânsito, a sociedade em geral estará presente para debater alternativas para frear o elevado numero de mortos e feridos em acidentes de trânsito na Capital.

Foto: Lenine Martins

da Redação | 10/05/2017

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento